Ecografias obrigatórias
• A primeira ecografia (entre as 11 e as 13 semanas de gravidez) vai permitir-lhe ver os membros do seu bebé, e por vezes até o sexo. A data da conceção será determinada (e assim também a data provável do parto). Serão feitas duas medições importantes: o comprimento crânio-caudal (entre o topo da cabeça e o fim do rabo) e a espessura da prega da nuca (ou translucência da nuca). Se a última for superior a 2 mm, é recomendado fazer uma amniocentese.
• A segunda ecografia (entre as 20 e as 22 semanas) permitirá ao seu médico determinar o sexo do bebé, ver se não há problemas com o coração e fazer a avaliação morfológica completa.
• A terceira ecografia (entre as 30 e as 32 semanas) vai verificar o crescimento do bebé e localizar a placenta.
Amniocentese
Este exame consiste em retirar uma amostra de líquido amniótico, usando uma agulha fina que penetra no abdómen da mãe. Este teste é recomendado nos casos em que o teste bioquímico ou a translucência da nuca não tem um resultado favorável, bem como nas grávidas com mais de 35 anos. Esta é a única forma de confirmar a existência várias doenças, incluindo a Trissomia 21.
Depois do teste, que não é doloroso, será aconselhada a ficar de repouso um ou dois dias. O risco de aborto é estimado em menos de 1%. Os resultados estão disponíveis em 2 semanas.